O Que Fazemos

Programa de Acolhimento Institucional (Modalidade Casa Lar)

EIXO 1 - ACOLHIDOS

A Associação Canaã acolhe crianças em vulnerabilidade social, priorizando o fortalecimento dos vínculos familiares e o retorno a família de origem, extensa ou substituta. Enquanto cada criança ou adolescente permanece na Associação Canaã, recebe todos os cuidados necessários para seu desenvolvimento, incluindo:

Refeições balanceadas:
São servidos diariamente 5 refeições, que são preparadas pelos cuidadores.

Acompanhamento psicossocial:
A instituição conta com um assistente social e um psicólogo que atendem cada acolhido de acordo com suas necessidades, entendendo e trabalhando seus traumas e os levando a um novo momento em sua vida.

Atendimento na área espiritual:
A instituição foi fundada como obra da Igreja Evangélica Nazareno da América do Norte. Os acolhidos frequentam e participam das programações da Igreja Evangélica Nazareno em Entre Rios. Também recebem atendimento espiritual através de devocionais diários e mesas redondas semanais. Os cuidadores convivem com as criança e adolescentes 24 horas por dia e desta forma conseguem identificar e tratar as necessidades espirituais e emocionais de cada acolhido.

Entendemos que através do amor de Deus e valores cristãos podemos mudar e moldar a vida das crianças e adolescentes de forma que consigam retornar a sociedade curados de suas feridas e prontos para conduzir suas vidas de forma independente, com valores e princípios bem definidos.

Acompanhamento escolar:
Os acolhidos são incentivados a estudar e aproveitar as oportunidades disponíveis. Acompanhamos a sua evolução escolar e proporcionamos aulas de reforço escolar e ingresso em cursos profissionalizantes. Os cuidadores participam de todas as reuniões nos colégios e preparam relatórios para acompanhamento e providências da equipe técnica e administração.

EIXO 2 - FAMÍLIAS

A equipe técnica  ̶  formada por assistente social e psicólogo  ̶  realiza um trabalho de orientação e acompanhamento familiar. Procuramos, desta forma, conseguir diminuir o tempo de permanência dos acolhidos na instituição e reduzir as sequelas da separação da família de origem. A priorização dos vínculos familiares tem trazido bons resultados, com crianças retornando à sua família de origem sempre que possível e em tempo hábil para o restabelecimento do vinculo familiar afetivo.

O trabalho com as famílias consiste em acompanhar os fatores que resultaram no acolhimento de cada criança ou adolescente. A equipe técnica realiza visitas a essas famílias e, quando necessário, as encaminha para atendimento do CREAS, CRAS ou CAPS, entre outros. Esse trabalho é realizado sempre com apoio de toda a rede juntamente com a Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Guarapuava.

Programa CLM Plus

Quando os adolescentes acolhidos no CLM (Canaan Land Ministries) completam 18 anos e/ou terminam o ensino médio, podem ingressar no programa CLM Plus, que os auxilia na transição para a vida independente.

O Programa CLM Plus consiste em diferentes formas de auxílio, desde acompanhamento psicossocial até auxílio financeiro para que eles possam ingressar em uma faculdade ou curso técnico de sua escolha ou até mesmo auxílio financeiro até que eles consigam o seu primeiro emprego e possam se tornar independentes.

Muitos dos acolhidos não têm a possibilidade de retornar aos seus familiares e dessa forma, se não forem acompanhados nesse processo de transição, podem facilmente retornar à situação de risco que viviam ou pior, ingressar na vida do crime, do tráfico, da prostituição ou qualquer outro meio ao qual forem incentivados a viver.

Nesse aspecto, a Associação Canaã desenvolve um trabalho de referência, que ao longo dos seus 50 anos de existência possibilitou a muitos de seus acolhidos retornar à sociedade, constituir família e ter uma vida digna.

Receba notícias da Associação Canaã fechar